TRANSPLANTE CAPILAR

COMO É FEITO?

O transplante capilar de sobrancelha e barba utiliza os cabelos do próprio paciente. Assim não há risco de rejeição. Os fios estão naturalmente agrupados em forma de Unidades Foliculares que podem conter de 1 a 4 fios. Estas unidades são retirados da parte posterior e implantadas na área calva, recriando o aspecto natural de crescimento do cabelo. Para isso são utilizados lupas e instrumentos bem delicados.
A cirurgia é, geralmente, realizada sob anestesia local e sedação leve. O tempo do procedimento pode variar, mas, em geral, é de longa duração (aproximadamente 8 horas), já que trata-se de um procedimento minucioso e detalhista. O número de horas exatas varia de acordo com a técnica utilizada e a quantidade de unidades foliculares transplantadas.


PARA QUEM É INDICADO?

Para pacientes que se incomodam com falhas ou áreas calvas em couro cabeludo, sobrancelhas ou barba. Podem ser áreas de alopecia de origem genética ou causadas por outras lesões e cicatrizes. Está indicado para pacientes que tenham uma área doadora de cabelos suficiente para proporcionar uma redistribuição de fios, mas sem causar falhas de onde foi retirado. No tratamento de calvície genética, com o grande avanço das técnicas cirúrgicas, pode ser indicada desde preenchimento de entradas leves até recuperação completa de calvície avançada. A viabilidade deve ser feita pelo médico cirurgião e depende, entre outras coisas, da quantidade de cabelos na área doadora e espessura dos fios. Nossa fonte de cabelos é limitada, por isso a questão matemática é fundamental. Mais importante ainda é saber entender as limitações individuais de cada paciente, e adequá-las às suas expectativas.

TÉCNICA FUE

Na técnica FUE, em vez da tradicional incisão linear, são feitas micropunturas circulares em torno de cada unidade folicular, que são retiradas da área doadora uma a uma, com o auxílio de uma pequena ferramenta cilíndrica, o punch. Estes instrumentos medem de 0,85 a 0,95 mm e penetram entre 2 a 4 mm na pele, de acordo com a profundidade dos fios. O FUE pode ser feito manualmente, com punchs motorizados ou com o robô Artas. Para essa extração é necessário raspar o cabelo do paciente, e não é feito sutura. Em 3 dias os fios já estão crescendo novamente e as microincisões já ficam menos perceptíveis. A cicatrização ocorre em média em uma semana.